quinta-feira, 29 de maio de 2008

Programação da semana de imigração japonesa

No ano de 2008, é comemorado o centenário da imigração japonesa no Brasil. Nesse período, a presença japonesa, assim como ocorreu com os outros imigrantes, foi essencial na construção da identidade cultural brasileira, além de contribuir para o atual estágio político e econômico do país.

Em função da importância dos imigrantes para o Brasil, o Colégio Bandeirantes organizou uma semana de eventos, celebrando os cem anos da imigração japonesa.

Programação

Data Dia Horário Atividade Local
26/5

2.a

9h15

Cerimônia de Abertura Biblioteca
26/5

2.a

7h e 13h

Vídeo sobre Imigração Sala de aula
27/5

3.a

12h30

Oficina de Origami Pátio
27,28 e 29/5

3.a,4.a e 5.a

9h, 11h e 9h

Projeto Artes Visuais - Exposição "Quando vidas tornam-se formas" Arte Contemporânea Japonesa (6.a, 7.a e 8.a séries) MAM
28/5

4.a

9h30 e 15h30

Festa das Nações Quadra 1
29/5

5.a

12h30

Apresentação de Artes Marciais - apresentação de Sensei e alunos Pátio
29/5

5.a

13h30

Apresentação de Artes Marciais - apresentação de Aikido A31
30/5

6.a

13h30

BandDebate: Imigração - Nacionalismos e Etnias A31

Trabalhos feitos em sala de aula

Vídeos Youtube/Pagemaker: História de vida de familiares imigrantes

-

Exposição durante a semana Painel artístico Distribuídos pelo colégio
Fotos de imigrantes
Exposição de fotos do curso de Educação Artística


Apresentação de artes marciais

As artes marciais foram mais um elemento da cultura japonesa celebrado na semana de atividades do Band. Nesta quinta-feira (29), na quadra e no pátio, houve uma apresentação de karate, técnica típica oriental, para todos os estudantes.

Os senseis João Vitor Serrato e Victor Lage, junto com os alunos da academia Toshio, demonstraram alguns golpes de karate e ensinamentos que as artes marciais expressam como disciplina, concentração e busca por paz interior.

Confira as fotos da apresentação de karate, aqui.

Veja também o vídeo da atividade abaixo


segunda-feira, 26 de maio de 2008

Festa das Nações

Nos intervalos da manhã e da tarde desta quarta-feira (28), na quadra, os estudantes celebraram um dos aspectos de maior influência imigrante no cotidiano do brasileiro: a gastronomia.

Cada aluno foi convidado a levar para o colégio um prato típico de determinado país. Dessa maneira, todas as comidas foram organizadas em uma grande mesa para uma refeição em conjunto.

"Através desse evento, é possível trocar experiências e cultura. A comida é uma grande forma de integração. Muito interessante também é o fato de que a maioria dos pratos são caseiros, mostrando a união entre casa e colégio", explicou a Patrícia Lolo, professora de Inglês e uma das organizadoras.

Para conferir as fotos da festa das nações, clique aqui.

Veja os vídeos da festa das nações


Oficina de Origami

Nesta terça feira (27), no pátio, foi organizada uma oficina de origami, na qual em torno de 50 alunos e funcionários foram convidados a aprender a fazer dobraduras.
Origami é a arte japonesa de dobrar papel, criando animais, flores, pessoas e outras figuras. Muitas das dobraduras têm um significado ou representam certos ideais, fazendo referência à tradição do Japão antigo.

"O origami é um sinal da minha cultura. Quando pequeno meus avós me ensinaram a fazer o tsuru, o pássaro da sorte, e, desde então, sempre procuro novos tipos de dobradura para aprimorar essa arte", explicou Willian Lo, estudante do Band que monitorou a oficina.



Para conferir as fotos da oficina, clique aqui.

Aprenda a fazer o tsuru com o aluno Willian Lo no vídeo abaixo:

Abertura da semana comemorativa da imigração japonesa

A semana de atividades organizada pelo Band para celebrar o centenário da imigração japonesa no Brasil teve início com uma cerimônia de abertura e a exibição de um filme nesta segunda-feira.

Ao chegarem nas salas, antes do início da aula, os estudantes logo se depararam com a apresentação de um vídeo que, exibido para todas as turmas simultaneamente, narra um pouco da história da imigração no Brasil.

A cerimônia de abertura, ocorrida pela manhã, contou com o discurso de Kokei Uehara, professor emérito da POLI-USP e presidente da comissão dos 100 anos da imigração japonesa. Uehara enfatizou a importância questões como a família, a busca por sonhos e a educação.

O evento que reuniu desde coordenadores até estudantes também homenageou os funcionários com descendência japonesa do colégio.

O diretor presidente do Band Mauro de Salles Aguiar declarou, durante a cerimônia, que uma instituição de ensino com muitos estudantes orientais é, indubitavelmente, um local que valoriza a educação.

Para conferir as fotos da cerimônia de abertura, clique aqui.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Bem-vindos ao Blog de celebração dos 100 anos da imigração japonesa

Dizer que o Brasil é um país de todas as caras e todas as cores não é um exagero, basta andar pelas ruas de uma grande cidade e olhar a diversidade em que se baseia a nação. A construção da identidade brasileira é a união de diversas culturas e, em grande parte, dos imigrantes.
Em função da importância de todas as nações que embarcaram no Brasil, o Colégio Bandeirantes organizou uma semana de eventos, comemorando os cem anos da imigração japonesa.

Este portal tem como função informar sobre todas as atividades relacionadas a essa semana, além de reunir dados e links que complementem o conhecimento sobre a imigração.

Estudantes visitam o MAM

Os estudantes da 6ª, 7ª e 8ª sérias do Ensino Fundamental visitarão a exposição de arte nipo-brasilieira em cartaz no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). A atividade será acompanhada pelo Departamento Cultural e pelos professores de Geografia, História e Educação Artística.
Com o tema “Quando vidas se tornam forma: diálogo com o futuro – Brasil / Japão”, a mostra busca explorar os diferentes ramos de convergência entre as duas culturas, como a arquitetura, a moda e o design. São cerca de 140 obras que usam tecnologia e celebram o centenário da imigração japonesa no Brasil.

Para conferir as fotos da exposição, clique aqui.